Tecnologia têxtil: tendências e inovações do mercado

Tecnologia têxtil: tendências e inovações do mercado
Tecnologia têxtil: tendências e inovações do mercado

A tecnologia têxtil experimentou um verdadeiro salto inovativo nas últimas décadas, utilizando técnicas cada vez mais eficientes em seu ciclo produtivo.

Como uma grande tendência da tecnologia têxtil no mercado global, encontra-se a máquina de corte a laser para tecido – capaz de levar à realidade da fábrica conceitos da Indústria 4.0. 

Nesse sentido, a Automatisa se destaca com seu DNA voltado a soluções a laser disruptivas para o setor têxtil, que alavancam a produtividade de maneira revolucionária.

Se você quer descobrir quais os rumos atuais da tecnologia têxtil, suas tendências e inovações, além do papel da Automatisa no seu desenvolvimento, acompanhe o conteúdo de hoje.

Siga conosco!

Tecnologia têxtil não encontra limites na sua evolução: estatísticas e fatos comprovam

A tecnologia têxtil evolui a passos largos, como catalisadora da evolução industrial que eleva a produtividade de empresas de todos os portes no segmento. 

Só no Brasil, a participação do setor é uma das maiores no Produto Interno Bruno (PIB) brasileiro, demonstrando consolidada relevância do setor na economia.

Por outro lado, as técnicas de produção no setor têxtil avançam ano após ano, contribuindo também para produtos finais mais duráveis e inovadores para os consumidores.

Confira abaixo algumas estatísticas que demonstram as perspectivas da tecnologia têxtil, e comprovam que o setor não encontra limites em seu desenvolvimento!

Os têxteis e vestuário representam 5% das exportações mundiais (COMTRADE)

Com presença internacional marcante e inovadora, a indústria têxtil brasileira avança cada vez mais no market share mundial, no qual os têxteis e vestuário já somam 5% das exportações mundiais

Diante desse montante, é fácil visualizar a grandeza do setor têxtil no comércio internacional, e a importância da participação nacional nele.

Nesse sentido, o Brasil se demonstra cada vez mais competitivo através do desenvolvimento da tecnologia têxtil, com equipamentos produtivos disruptivos fabricados em solo nacional.

Exemplo disso são as máquinas de corte a laser para tecidos da Automatisa, as quais conheceremos em detalhes adiante

O setor têxtil contribui com 5,7% do PIB industrial brasileiro, e emprega mais de 1,3 milhão de pessoas (ABIT)

O setor têxtil brasileiro é um dos mais fortes do mundo, e concentra 5,7% do Produto Interno Bruno (PIB) do país.

Com grande importância para a economia nacional, o setor têxtil brasileiro movimentou US$ 1,14 bilhão de dólares somente em 2022, de acordo com dados recentes da ABIT.

Além disso, o Brasil é a maior Cadeia Têxtil completa do Ocidente – isto é, auto suficiente ao ponto de atuar desde a produção das fibras (como algodão), até a sua transformação e os desfiles de moda.

E isso tudo só é possível graças à tecnologia têxtil empregada em todas as etapas dessa cadeia produtiva.

Por fim, o setor têxtil é o segundo maior empregador da indústria de transformação: somente em 2022, registrou-se o número surpreendente de 1,34 milhão de empregados formais (IEMI 2022), desconsiderando-se ainda 8 milhões de beneficiários indiretos. 

Sustentabilidade é uma preocupação crescente do setor (CNI)

A sustentabilidade é uma preocupação real e atual das mais diversas indústrias de todo o mundo, incluindo o setor têxtil nacional. 

Conforme pesquisa de 2022 da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 6 em cada 10 empresas brasileiras afirmaram possuir área especialmente dedicada à sustentabilidade.

Desse modo, atendendo aos anseios dos consumidores e parceiros de negócios, a indústria brasileira, através da tecnologia têxtil em seus processos, continuará a implementar soluções mais verdes em sua cadeia produtiva.

Bom exemplo nesse sentido é o corte a laser para tecidos, presente nas máquinas produzidas em solo brasileiro pela Automatisa, que apresenta desempenho energético muito mais eficiente que máquinas router

A marca da Automatisa no desenvolvimento de tecnologias têxteis

A Automatisa é uma referência quando se trata de tecnologias avançadas para a indústria têxtil, e uma delas se destaca no setor: o corte a laser com visão artificial. 

Unindo fabricação digital e o corte com visão artificial, a Automatisa tem revolucionado a forma como os produtos têxteis são produzidos.

Tudo em completo alinhamento à indústria 5.0, que busca a integração inteligente de máquinas e processos. 

A fabricação digital utiliza ferramentas digitais e computacionais para automatizar e personalizar a produção de peças e produtos têxteis. 

Nesse sentido, o Sistema de Visão Artificial da Automatisa é uma tecnologia que aprimora ainda mais o corte a laser de materiais têxteis na fabricação digital. 

Esse sistema utiliza hardware e software avançados para permitir que a máquina “enxergue” a imagem e capture os mínimos detalhes. 

Desse modo, as indústrias contam com uma produção de cortes extremamente precisos e limpos, em contraste com as máquinas tradicionais, que deixam rebarbas e fios soltos no produto final.

Máquina de corte a laser para tecido revolucionou o mercado

A máquina de corte a laser para tecido mudou a forma como indústrias têxteis podem escalar a produtividade do negócio.

Entretanto, escalar a produtividade com cortes absolutamente limpos, sem rebarbas e em alta velocidade, só é possível através da mais alta tecnologia têxtil.

Por isso, a Automatisa tem orgulho em disponibilizar máquinas de corte a laser têxteis que unem produtividade e qualidade em uma união diretamente proporcional.

A inovação está em nosso DNA, e você pode aproveitar e atestar isso através das nossas duas máquinas principais destinadas à indústria têxtil:

Alínea

Com velocidade, robustez e qualidade incomparável, a Alínea é a opção ideal para corte de grandes áreas, com sistema VGA (visão para grandes áreas) que permite a identificação do contorno, mesmo bordado, e o seu corte de forma precisa, limpa sem repuxo de fios. 

Essa máquina é a solução perfeita para quem busca corte a laser de tecidos impressos, estampados ou lisos de grande formato. 

Roupas sublimadas, tecidos em rolo, couro, neoprene, poliéster, E.V.A, também podem ser beneficiadas com essa tecnologia exclusiva da Automatisa! 

Outros características que só a máquina Alínea possui:

  • Tempo de captura de imagem, processamento e geração de contorno em 5 segundos;
  • Distância mínima de tecidos entre cortes de 3mm e 2mm de contorno de impressão;
  • Velocidade de deslocamento 60m/min;
  • Produz até 800 camisetas por turno; 
  • Precisão de corte de +/- 1,5 mm.

Prisma e Vista

As máquinas Prisma e Vista possuem visão artificial (300 ou 500mm), o que permite o reconhecimento do material, criando automaticamente a trajetória de corte, com uma precisão micrométrica. 

A máquina Prisma pode ser utilizada para corte a laser de bordados termocolantes, patches, apliques, etiquetas tecidas e tecidos naturais, com corte rente às linhas de costura, e menos de 0,2mm de distância!

Já a máquina Vista pode ser utilizada para corte a laser em materiais em rolo, como etiquetas tecidas, bordadas e adesivas, apliques, sobreposições, papéis, couros, tecidos naturais e sintéticos, papéis, couros, etc.

Ambas podem atender às necessidades da indústria têxtil atual, que, como visto acima, está exigindo cada vez mais implementações tecnológicas para se manter atuante no mercado, de forma competitiva e reduzindo os custos de produção. 

Este artigo foi interessante para você?

Se você quer estar a par dos últimos acontecimentos e inovações tecnológicas que impactam a indústria têxtil, siga a Automatisa nas redes sociais! 

    Ligar
    Whatsapp
    E-mail