Automação da Gravação a Laser: por que fazer?

Automação da Gravação a Laser: por que fazer?
Automação da Gravação a Laser: por que fazer?

A gravação a laser é um processo que consiste em utilizar um feixe de luz altamente concentrado para marcar determinado material. 

Esse processo é altamente preciso e pode ser utilizado em uma ampla gama de materiais, como madeira, vidro, plástico e metal. 

Essa tecnologia tem se tornado cada vez mais popular na indústria, pois permite criar designs precisos, duráveis e altamente personalizados, em larga escala.

Neste artigo, vamos explorar como a Automatisa Laser Solutions tem se destacado no mercado de máquinas de gravação a laser e por que investir em sua automação pode ser uma excelente escolha para sua empresa.

Continue conosco abaixo para descobrir mais. 

Por que fazer a automação da gravação a laser?

Fiber Automatisa e Robô Sachet from Automatisa Laser Solutions on Vimeo.

A gravação a laser é uma técnica extremamente precisa e versátil que pode ser utilizada em diversos setores industriais, desde a criação de peças em joalherias até a marcação de códigos de barras em componentes eletrônicos. 

No entanto, a automação da marcação a laser traz ainda mais benefícios para as empresas que desejam otimizar seus processos produtivos e aumentar a eficiência em suas linhas de produção. 

A seguir, destacamos as principais razões para fazer a automação da marcação a laser:

  • Lasers ideais para aplicação: nossos lasers são ideais para aplicação (Qswitch ou MOPA), com longa duração (de 50 a 100 mil horas) e grande nível de energia (de 0,6 mJ a 1mJ;
  • Maior precisão e qualidade: a automação da marcação a laser, junto aos nossos componentes ópticos de alta performance, garante qualidade ímpar;
  • Economia: com a Automatisa, sua automação com a marcação a laser assegura alta produtividade, baixíssimo consumo de energia, ausência de retrabalhos manuais e praticamente nenhuma manutenção;
  • Segurança: todas as máquinas de gravação a laser da Automatisa são fabricados conforme normas de segurança NR12, incluindo proteções anti-radiação. 

Agora que você entendeu as razões para levar a automação para sua indústria, entenda como funciona a marcação a laser!

Como funciona a gravação a laser?

A gravação a laser é uma técnica que utiliza um feixe de luz altamente concentrado para marcar materiais diversos, com variadas dimensões e composições. 

Esse feixe é acionado por pulsos elétricos que excitam os átomos do material ativo do laser e os fazem emitir fótons de luz coerentes

Desse modo, o feixe de luz é então concentrado por meio de lentes e direcionado para o material a ser gravado.

O processo de marcação a laser pode ser dividido em duas etapas principais:

  1. Configuração do laser: o laser deve ser configurado para o tipo de gravação desejada. Isso envolve a escolha dos parâmetros de potência do feixe, sua frequência e a velocidade de movimento do cabeçote de gravação;
  1. Gravação: a gravação propriamente dita é iniciada, momento em que o cabeçote é movido com precisão sobre a superfície do material, seguindo as coordenadas de um software responsável por controlar o movimento do feixe do laser. Assim, o laser é emitido em pulsos rápidos e precisos, marcando o material com as imagens ou textos desejados de forma indelével.

Automatisa Laser Solutions: inovação em soluções a laser

Na Automatisa Laser Solutions, somos movidos à inovação e já somamos mais de duas décadas de experiência em soluções a laser.

Nesse sentido, nossas máquinas de gravação a laser são reconhecidas pela alta qualidade, precisão e eficiência, e já escalam a produção de clientes no Brasil e no mundo. 

Desse modo, oferecemos as melhores soluções de máquinas de gravação a laser para aplicação de diversas necessidades, como: 

  • ID Laser Fiber OEM: muito empregada para compor linhas de produção, esteiras ou locais de difícil acesso;
  • ID Laser Fiber: máquina de bancada, flexível e completa para gravações de produtos com formatos variados;
  • ID Laser Fiber Móvel: excelente para gravações nas quais a peça é pesada e não pode ser deslocada para a mesa de trabalho (por isso o cabeçote é móvel);
  • Mira Fiber: é uma estação autoportante de gravação, normalmente utilizada em células de trabalho dentro das fábricas e para acomodar peças com geometria maior.

Não perca tempo: leve as soluções Automatisa para sua indústria e escale sua produtividade. Preencha o formulário abaixo para ser atendido pelo nosso time! 

    Ligar
    Whatsapp
    E-mail