Máquina de corte de tecido industrial a laser: qual a melhor?

Máquina de corte de tecido industrial a laser: qual a melhor?
Máquina de corte de tecido industrial a laser: qual a melhor?

A máquina de corte de tecido industrial a laser é um tipo de tecnologia de ponta utilizada por empresas do setor têxtil. Ela oferece muitos benefícios em relação a outros equipamentos de corte, principalmente se considerarmos as que possuem o dispositivo de visão inteligente. 

A precisão e a eficiência no corte de tecidos são essenciais para garantir a qualidade dos produtos finais. Por isso, vale a pena investir em tecnologias avançadas para se destacar no mercado e ganhar em termos de competitividade.  

Mas qual é a melhor para o seu negócio? Como funciona o corte a laser? Neste artigo, você vai entender as principais características e diferenciais das máquinas industriais de corte. Continue lendo! 

Quais tipos de tecido são ideais para corte a laser?

O uso da máquina de corte de tecido industrial a laser serve para praticamente qualquer tipo de tecido. Confira:

  • Algodão
  • Jeans
  • Renda
  • Linho
  • Feltro (sintético)
  • Seda de poliéster
  • Renda
  • Fleece
  • Couro
  • Acrílico
  • Alcântara
  • Softshell

Como funciona a máquina de corte de tecido industrial a laser?

A máquina a laser dispensa o contato direto de quem manipula os cortes do tecido, o que a torna mais segura, com menos riscos de acidentes, sem falhas ou irregularidades e sem distorções nas peças. 

Além disso, o volume de produção é maior, pois essas máquinas agilizam essa etapa de fabricação, o que permite uma produção em grande escala e com bom custo-benefício.  

Portanto, a máquina de corte de tecido industrial a laser é um equipamento capaz de produzir cortes exatos e mais refinados em comparação com outros tipos de máquinas. Ela é equipada com um sistema que faz o corte do material automaticamente.

Essas máquinas são amplamente utilizadas em diversas indústrias, incluindo a indústria têxtil, automotiva, de calçados e até mesmo na produção de itens decorativos e artesanais. 

Qual máquina de corte de tecido industrial a laser escolher?

Antes de fazer a escolha, é interessante que você entenda um pouco melhor o que é a tecnolo

gia de fabricação digital e visão artificial, porque esses são diferenciais que vão impulsionar a produtividade e a qualidade dos produtos da sua empresa no setor têxtil. 

Fabricação digital e corte a laser com visão artificial 

Uma máquina de corte a laser com visão artificial permite que o equipamento reconheça e identifique padrões, formas e contornos em materiais, utilizando câmeras e algoritmos de processamento de imagem.

A visão artificial pode ser utilizada para realizar tarefas como detecção de bordas, alinhamento automático do material e verificação da qualidade do corte. É uma opção avançada para diversas aplicações industriais e de fabricação, inclusive no ramo têxtil. 

O sistema funciona com software e hardware, de modo que o corte dos tecidos seja calculado milimetricamente a partir do reconhecimento de imagens. O resultado é um corte perfeito. 

Além disso, a visão artificial serve para produtos com impressão, tecelagem e sublimação. A diferença da visão artificial em relação à câmera é que a primeira usa sensores lineares para capturar a imagem para fazer o contorno. 

É diferente das câmeras, que não fazem esse reconhecimento da imagem 1:1, e cujos cortes vão depender da altura da mídia e da posição. As câmeras estão mais sujeitas a falhas por serem menos precisas, em especial se a mídia for irregular. 

Vale ressaltar que a Automatisa é pioneira e detentora da patente da tecnologia de visão artificial, além de ter sido a primeira empresa da América Latina a adotar máquinas de corte a laser

Confira a seguir três exemplos de máquinas que disponibilizamos em nossa loja e que estão dentro dos padrões de visão artificial e tecnologia de ponta. 

Prisma 0906

A Prisma 0906 é um exemplo de máquina de corte de tecido industrial a laser com visão artificial e é voltada para as seguintes áreas: 

  • acabamento têxtil;
  • bordados;
  • armarinhos;
  • confecção;
  • etiquetas. 

As potências disponíveis são: para laser de vidro, 60W ou 100W, ou laser de metal, de 30W, 60W ou 100W.  Além da máquina com o sistema de visão artificial, outros itens inclusos são, por exemplo, software de operação em português, exaustor, servomotores japoneses, mesa colméia, entre outros. 

Vista 0906

A máquina Vista 0906 funciona com visão artificial e é multifuncional. Assim, como a Prisma, realiza cortes de etiquetas, bordados, confecções e acabamentos têxteis.

As potências disponíveis são: para laser de vidro, 60W ou 100W, ou laser de metal, de 30W, 60W ou 100W. Quanto à área de trabalho, existem duas opções. A de visão 300 x 550 mm ou 500 x 500 mm. 

Alguns dos itens inclusos são o Chiller (quando necessário), proteção de acordo com a norma NR12, o que é válido também para outras máquinas que oferecemos, serviço de instalação e treinamento, sistema pneumático com filtro coalescente, entre outros. 

Alínea 1830

A máquina a laser Alínea 1830 é inovadora no mercado no corte a laser de tecidos lisos, estampados ou impressos. Ela conta com visão artificial é voltada para áreas como:

  • confeção;
  • artigos esportivos;
  • comunicação visual;
  • indústria;
  • personalização;
  • indústria têxtil. 

As aplicações também são versáteis, abrangendo cortes de:

  • EVA;
  • malha;
  • moldes;
  • neoprene;
  • papel;
  • poliéster;
  • roupa;
  • tecidos;
  • tecidos impressos.

O sistema de inteligência artificial nesta máquina de corte de tecido industrial a laser oferece precisão de até +/- 1,5mm em uma área de até 1800 x 3000 mm. Ou seja, a leitura avançada garante a perfeição do corte com o melhor aproveitamento possível da matéria-prima. 

Caso não saiba, o VGA (Visão para Grandes Áreas) possibilita a captura e o processamento de imagens e serve, por exemplo, para geolocalização de desenhos, materiais rígidos ou flexíveis, imagens coloridas, entre outros. 

As potências disponíveis são de 1 ou 2 cabeçotes de 100W ou 150W. Além disso, a área de trabalho é de até 1800 x 3000 mm. Quanto à velocidade de deslocamento, é de até 60 m/min. 

Vantagens das máquinas de corte a laser

Os principais benefícios das máquinas industriais de corte a laser com visão inteligente são a precisão, a velocidade, a versatilidade, a alta qualidade, o fim do desperdício e a automação. Entenda a seguir. 

Precisão

O feixe de laser é altamente controlado e concentrado, permitindo cortes extremamente precisos nos materiais têxteis. O laser pode ser programado para seguir padrões, resultando em cortes limpos e sem erros. 

Além disso, a visão artificial pode ser incorporada à máquina de corte a laser, fazendo com que ela reconheça e identifique padrões e contornos nos tecidos, com precisão micrométrica. 

Velocidade

O corte de tecido industrial a laser acontece de forma muito rápida, em uma velocidade muito maior do que outros métodos de corte, inclusive os mecânicos. As máquinas são programadas para realizar cortes em sequência, ideais para produção em larga escala.

Versatilidade

Uma máquina de corte de tecido industrial a laser é capaz de cortar uma ampla variedade de tecidos, tanto os mais leves e delicados quanto os tecidos mais espessos e resistentes. 

Além disso, o corte pode ser ajustado para atender às necessidades específicas de cada tipo de tecido. As máquinas podem ser programadas para cortar designs detalhados, o que possibilita a criação de peças personalizadas e exclusivas. 

Acabamento de alta qualidade

O laser é capaz de cortar detalhes complexos e criar bordas suaves, além de arestas seladas e lisas, o que resulta em um acabamento de alta qualidade nos tecidos. 

Além disso, o corte a laser não causa desgaste excessivo nos materiais, o que evita deformações no resultado final. Isso é especialmente importante ao lidar com tecidos delicados ou de alto valor, para os quais a qualidade do acabamento é essencial.

Redução de desperdício

Com o uso da máquina de corte de tecido industrial a laser, há menos margem para erros e cortes mal feitos, o que causa menos desperdício. 

Com isso, acontecem ganhos também em termos de sustentabilidade ambiental, já que menos material é descartado. E, vale lembrar, a redução de desperdício também pode levar a uma redução nos custos de produção. 

Automação

Entre as vantagens das máquinas de corte a laser está a automação. Isso porque essas máquinas podem ser programadas para executar o processo de corte de forma totalmente automática, sem a necessidade de intervenção manual frequente. 

Por conseguinte, há ganhos de eficiência, produtividade e redução de falhas humanas, já que elas podem operar de forma contínua, realizando processos repetitivos em alta velocidade. 

Vale a pena investir em uma máquina de corte a laser?

Sim, investir em uma máquina de corte de tecido industrial a laser vale a pena para quem trabalha na indústria têxtil. 

Os benefícios e o custo-benefício da Automatisa mostram que nossas máquinas são as melhores do mercado. É importante considerar alguns fatores, como o volume de produção, a demanda do mercado, além dos custos operacionais e de manutenção. 

Porém, os ganhos de produtividade compensam todos esses fatores, principalmente se levarmos em conta que já estão inclusos o serviço de instalação e treinamento, além da 

Garantia Padrão Automatisa.

Como a fabricação é nacional, você pode inclusive fazer a compra parcelada em até 10 anos, com 2 de carência, em linhas que oferecem subsídios, como as do BNDES, entre outras. 
Então, gostou de saber mais sobre a máquina de corte de tecido industrial a laser? Aproveite para fazer agora mesmo uma solicitação de orçamento pelo Whatsapp!

    Ligar
    Whatsapp
    E-mail