Estatísticas de crescimento das relações entre Agronegócio e Metal Mecânica

Estatísticas de crescimento das relações entre Agronegócio e Metal Mecânica
Estatísticas de crescimento das relações entre Agronegócio e Metal Mecânica

O crescimento do agronegócio e metal mecânica possui relações profundas, e o desenvolvimento de ambos está conectado pela inovação.

Por isso, sua participação substancial é cada vez mais notória: de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2021, a indústria metal mecânica foi responsável por aproximadamente 12% do PIB brasileiro.

Já de acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), pertencente à Esalq/USP junto à CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), nesse mesmo ano a agroindústria alcançou recorde máximo de desempenho, somando a participação no PIB nacional de 26,6%.

Para posicionar você à frente dos dados mais importantes sobre os dois setores, que são interconectados, a Automatisa preparou este artigo.

Confira agora as principais estatísticas que demonstram como o agronegócio e metal mecânica crescem aliados.

Além disso, entenda como nossas soluções de corte a laser podem ser uma vantagem competitiva para essas indústrias, posicionando-as à frente do seu tempo.

Conheça as principais estatísticas de crescimento do Agronegócio e Metal Mecânica

Confira abaixo as principais estatísticas que demonstram como agronegócio e metal mecânica crescem juntos em benefício da indústria brasileira! 

Agro brasileiro contribuiu alimentou 800 milhões de pessoas em 2020

agronegócio-e-metal-mecanica

De acordo com um estudo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), somente em 2020, o agronegócio brasileiro alimentou aproximadamente 800 milhões de pessoas, já incluída a população brasileira.

Dentre os principais fatores motivadores dessa grande marca para o agronegócio, está a alta demanda internacional, principalmente chinesa, e o desenvolvimento tecnológico

Nesse sentido, vale mencionar o papel da indústria metal mecânica como grande catalisador da produtividade agrícola.

O maquinário agrícola, criado a partir dessa indústria de transformação, é fundamental para garantir a produtividade no campo.

Indústria de transformação é responsável por 65% dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento no país

Segundo levantamento do Portal da Indústria, a indústria de transformação, como a metal mecânica, é responsável por mais de 65% dos investimentos empresariais em pesquisa e desenvolvimento no país.

O número demonstra a preocupação da indústria metalmecânica em oferecer produtos de alto valor agregado, correspondendo à expectativa do agronegócio. 

Evolução da tecnologia é fator preponderante para aumentar valor da produção agropecuária

A evolução da tecnologia na indústria metal mecânica e sua utilização no agronegócio é característica marcante.

Segundo artigo de Elisio Contini e Eliseu Alves, uma das forças motrizes desse resultado impressionante se dá na evolução da cadeia produtiva:

”No Censo Agropecuário de 2006/2007, a tecnologia explicava 68,1% do crescimento do valor da produção; no último censo, de 2017, o valor mantém-se elevado, 46,3% (Alves et al., 2020)”.

Desse modo, soluções inovadoras como as da Automatisa representarão cada vez mais a diferença na produtividade do agronegócio e metal mecânica. 

Por isso, desde a nossa fundação, dedicamo-nos diariamente no desenvolvimento de soluções mais eficientes, baseadas em conceitos da indústria 4.0.

Soluções com tecnologia Automatisa revolucionam a produtividade do Agronegócio!

Com mais de duas décadas de soluções inovadoras em soluções a laser, a Automatisa pode fazer a diferença na indústria do agronegócio e metal mecânica. 

Através das nossas máquinas de corte a laser, é possível automatizar as linhas de produção para o corte de metal de máquinas para agroindústrias e implementos agrícolas. 

Dentre as soluções Automatisa para o agronegócio, destacam-se o corte a laser de chapas metálicas e a gravação e solda a laser para fabricação de máquinas e implementos agrícolas. 

Como seus benefícios, o agronegócio reduz o custo de mão de obra, facilita o acesso a peças de reposição nas suas máquinas (facilmente fabricadas com nossas máquinas), e ainda garante a rastreabilidade das ferramentas no campo, através da gravação a laser.

Além disso, é possível evitar os preços dispendiosos da importação de peças ou mesmo a sua escassez no mercado: uma solução ágil e inteligente. 

Em suma, hoje mostramos algumas estatísticas importantes que relacionam o agronegócio e metal mecânica, setores industriais intimamente ligados entre si, e movidos pela inovação.

Se este conteúdo foi útil para você, siga-nos nas nossas redes sociais agora mesmo para acompanhar de perto o desenvolvimento da indústria 5.0!

    Ligar
    Whatsapp
    E-mail