Mulheres cientistas, ao longo da história, tiveram seus feitos e descobertas ocultadas pelas ‘’razões’’ mais turvas da época – apesar de suas inegáveis aptidões intelectuais.
Entretanto, ao longo das últimas décadas, números como os do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), parecem apontar uma solidez na mudança desse histórico.
De acordo com o CNPq, com projeção nacional, as mulheres ocupam 43,7% dos postos de pesquisadoras.
Nesse sentido, cada vez mais proeminentes, as mulheres conquistam seus lugares à frente de postos importantes para a ciência, contribuindo para verdadeiras revoluções que se refletem nas mais diversas indústrias.
Por isso, em dezembro de 2015 a Assembleia Geral da ONU instituiu o Dia Mundial das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado todo dia 11 de fevereiro deste então.
Neste dia internacional das mulheres na ciência, queremos homenageá-las especialmente. Elas, que constroem dia após dia, também, a Automatisa.
É para tanto, que criamos o artigo de hoje.
Marie Curie (1867-1934)
Marie Curie nasceu na Polônia em 1867 e se tornou uma das mulheres cientistas mais influentes da história.
Ela foi a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel e também a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel: um na área da Física e outro na Química.
Marie Curie também foi responsável pela descoberta de dois elementos químicos, o polônio e o rádio (foi Curie quem cunhou, então, o termo radioatividade).
Seus trabalhos no campo da radioatividade revolucionaram a indústria de energia, tecnologia médica e indústria de materiais.
Chien-Shiung Wu (1912-1997)
Chien-Shiung Wu nasceu na China em 1912 e foi uma das mulheres cientistas mais importantes do século XX.
Ela é conhecida por seu trabalho extraordinário na física nuclear, que ajudou a desvendar os segredos da estrutura atômica e a desenvolver novas tecnologias.
Nesse sentido, incluem-se tecnologias de raio-x, radioterapia e outros tipos de tecnologia médica.
Portanto, seus estudos contribuíram para a expansão da indústria médica, da qual decorrem avanços memoráveis na construção de sistemas de radiografia 3D e 2D.
Gertrude Elion (1918-1999)
Gertrude Elion nasceu em Nova York em 1918 e foi uma das mulheres cientistas mais importantes do século XX. Ela era uma grande pesquisadora bioquímica.
Ela desenvolveu vários medicamentos importantes, incluindo remédios para combater o vírus da AIDS e a leucemia.
Seu trabalho revolucionou a indústria farmacêutica e ajudou a salvar milhões de vidas.
Por isso, seu trabalho não pôde passar despercebido e, em 1988, aos 70 anos, Gertrude ganhou o Prêmio Nobel de Medicina.
Jocelyn Bell Burnell (1943)
Jocelyn Bell Burnell nasceu na Irlanda do Norte em 1943 e é uma das mulheres cientistas mais importantes da atualidade.
Ela é conhecida por seu trabalho na astronomia, através do qual descobriu pulsares, que são estrelas de nêutrons extremamente densas.
Seu trabalho revolucionou a compreensão da física estelar e ajudou a desenvolver novas tecnologias, como a tecnologia de satélites.
Leve a ciência para sua indústria
A ciência é basilar para o desenvolvimento de soluções e tecnologias eficientes, que impactam a produtividade nas mais variadas indústrias, como a metal mecânica e têxtil.
Além disso, como apresentamos hoje, a contribuição das mulheres cientistas para isso é histórica, e atualmente, galga cada vez mais posições estratégicas.
Nesse sentido, a Automatisa tem um compromisso com a liderança feminina na ciência e tecnologia, e isso começa pela sua CEO, Joana.
Com mais de 21 anos de experiência no mercado, a Automatisa oferece soluções de alta tecnologia para escalar sua produção.
Com soluções inovadoras e equipe altamente capacitada, a Automatisa pode ajudar a modernizar sua indústria e a alcançar novos patamares de eficiência.
Se você se interessou e quer levar soluções inovadoras de corte a laser para sua indústria, entre em contato conosco através do formulário disponível abaixo!