A indústria de metal mecânica apresenta um poder gigantesco na economia global, impulsionando a inovação em diversos setores. Nos últimos anos, esse setor tem apresentado um crescimento exponencial, principalmente moldado pelas tecnologias avançadas e as demandas crescentes por produtividade.
Inteligência artificial, automação e Internet das Coisas (IoT) são algumas das inovações tecnológicas presentes na metal mecânica e que contribuem ativamente para o crescimento contínuo da área.
Esse cenário conta com diversas oportunidades, mas também uma série de exigências por parte dos profissionais. O que antes era necessário executar tarefas manuais, hoje é imprescindível dominar máquinas e sistemas de última geração.
Pensando nisso, a Automatisa trouxe as principais estatísticas relacionadas ao setor de metal mecânica, com o intuito de você compreender e manter-se atualizado. Confira a seguir!
Crescimento sólido da indústria de metal mecânica
Esse setor é um dos que mais cresce de maneira sólida, tanto no Brasil quanto no exterior. Segundo dados recentes do SENAI, através do Mapa do Trabalho Industrial, a indústria de metal mecânica apresenta um crescimento de 8,5% de oportunidades de trabalho.
Além disso, segundo dados do Sebrae, os metalúrgicos fazem parte de uma das maiores categorias profissionais do Brasil, concretizando 658.737 vagas em 2021. Além disso, o país conta com mais de 147 mil empresas ativas e mais de 4 mil filiais.
O motivo de tudo isso é impulsionado pelo aumento da demanda por produtos manufaturados, modernização dos processos produtivos e grande necessidade por mão de obra qualificada.
Nesse sentido, há um crescimento do setor, quanto do aumento de contratação de profissionais na área, pois é necessário ter habilidades técnicas com diversos equipamentos, maquinários e sistemas tecnológicos.
O papel do setor para o PIB nacional
A indústria de metal mecânica tem um papel significativo para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Antes da pandemia, em 2021, o setor era responsável por quase 12% do PIB nacional.
Para até o final de 2023, a Confederação Nacional da Indústria prevê um aumento expressivo, principalmente com o surgimento e potencialização de novas tecnologias no mercado.
Perspectiva de emprego na indústria de metal mecânica
Com o uso ativo de tecnologia, a indústria de metal mecânica passa por uma grande necessidade de contratar profissionais que saibam controlar os maquinários, resolver problemas e ter habilidades com tecnologias essenciais para o setor.
Diante disso, o Observatório Nacional da Indústria realizou uma projeção de trabalho na área entre 2022 a 2025. O estudo identificou que será necessário que mais de 9,6 milhões de pessoas apresentem a qualificação necessária para suprir a demanda industrial.
Diante desse número, cerca de 7,6 milhões de profissionais deverão buscar conhecimentos atualizados para se manterem no setor. Ou seja, precisarão dominar equipamentos automatizados, robôs industriais e diversas outras máquinas de última geração, além de saberem resolver problemas com facilidade e serem proativos.
Além disso, a projeção de novas vagas na área de metal mecânica é de 231.619 até o final de 2025.
💡 Leia também → A indústria metal mecânica: tendências que você deve conhecer
A contribuição da Automatisa para o setor industrial
A Automatisa é uma empresa que está há mais de 22 anos presente no setor industrial, sendo destaque na América Latina e na Europa. Contamos com diversas máquinas essenciais para a indústria metal mecânica, as quais auxiliam diretamente na otimização de tempo e mão de obra de diversas empresas.
Temos um grupo de máquinas destinadas ao setor metal mecânica, sendo elas: Linha FLC, Linha Fiber e FLW Fiber. Confira abaixo mais detalhes sobre cada uma:
LINHA FLC
A linha FLC B, da Automatisa, é destinada para corte de metais utilizando laser de fibra óptica, com foco em corte de chapas planas e tubos.
Através dessa linha, diversos segmentos são beneficiados, sendo eles: aeronáutica, automotivo, caldeiraria, fabricação de máquinas e, claro, a indústria metal mecânica.
Linha Fiber
A linha Linha Fiber é uma linha de máquinas gravadoras com laser de fibra óptica, para serem integradas em linhas de produção ou esteiras. Todas as máquinas apresentam alta tecnologia, permitindo realizar gravações permanentes ou até mesmo micro usinagem em metais e polímeros.
FLW Fiber
Já a linha FLW Fiber é uma solução de soldagem a laser para aplicar em materiais como alumínio, aço inox, aço carbono e chapa galvanizada, peças de extrema precisão, entre outros.
Nesse sentido, a FLW Fiber, da Automatisa, apresenta diversos benefícios, principalmente relacionados à sua precisão, simplicidade de operação, altíssima qualidade de solda, velocidade e redução de deformação nos materiais.
Gostou de entender mais sobre o potencial de crescimento da indústria metal mecânica? O setor apresenta um cenário positivo para a geração de novos empregos, principalmente para aqueles profissionais que buscam atualizar seus conhecimentos.
Além disso, o setor é abastecido frequentemente de novidades e inovações tecnológicas, semelhantes aos maquinários da Automatisa que mostramos anteriormente.
Nesse caminho, seguimos contribuindo com a inovação e evolução constante no mercado de metal mecânico.
Que tal conferir mais conteúdos em nosso blog? Aproveite para se manter ainda mais atualizado!