A Inteligência Artificial na indústria 4.0 tem permitido avanços sem precedentes na história e é uma das tecnologias mais promissoras e disruptivas que há.
Afinal, a Inteligência Artificial ou IA, junto ao Machine Learning e o Big Data, propiciou a formação de um oceano azul de possibilidades para o avanço de processos produtivos.
De modo resumido, a IA consiste em uma simulação da cognição humana e suas faculdades mentais, de modo a replicar reflexões, induções e possibilidades.
Além disso, ela se concretiza em sistemas inteligentes capazes de aprender, adaptar-se e realizar tarefas que antes eram exclusivas de seres humanos.
Por isso, a IA tem como grande objetivo integrar máquinas capazes de realizar tarefas complexas de forma autônoma, eficiente e precisa.
Essas máquinas já têm ocupado papéis de destaque em processos produtivos ao redor do mundo, otimizando processos e custos.
É por todo o exposto, que a indústria 4.0 também é chamada de 4º Revolução Industrial, um novo marco tecnológico que se inicia em processos produtivos e alcança até mesmo os hábitos dos consumidores.
Quer entender melhor como a Inteligência Artificial na indústria 4.0 já afeta o seu negócio, quais as projeções futuras e como você pode aproveitar essa nova Era?
Então continue lendo este artigo da Automatisa Laser Solutions.
Projeções da IA nas indústrias
A IA tem o potencial de revolucionar diversos setores industriais, e o relatório ”The State of AI in 2022”, da McKinsey, indica que somente entre 2017 e 2019, o número de empresas que a adota dobrou.
Além disso, ainda segundo o relatório, em 2018, 40% das empresas entrevistadas dedicavam somente 5% do seu orçamento digital para a Inteligência Artificial.
Já em 2022, o número de empresas adeptas da nova realidade alcançou os 52%.
Por isso, listamos abaixo algumas das projeções mais relevantes da IA nas indústrias, para as quais sua empresa precisa estar pronta:
Aumento da eficiência produtiva
A utilização da IA tem aumentado significativamente a eficiência produtiva de empresas de todos os portes e segmentos.
De acordo com o relatório “The Potential of Artificial Intelligence in the Manufacturing Sector” produzido pela consultoria PwC, a implementação da IA pode gerar um aumento de 4,4% na produtividade e reduzir em até 20% os custos de produção em toda a cadeia produtiva.
Desse modo, por exemplo, uma fábrica de peças metálicaspode utilizar uma máquina de corte a laser com IA embarcada, de modo a otimizar a velocidade da produção com exatidão de corte.
Em outras palavras, poupa-se tempo de produção e o desperdício de materiais.
Isso, consequentemente, gera economia de tempo e dinheiro, além de aumentar a competitividade da empresa no mercado.
Redução de custos
Como uma grande aliada dos negócios, a inteligência artificial na indústria 4.0 também é capaz de reduzir seus custos de produção.
Grande exemplo disso, é que a IA pode ser utilizada para prever falhas em máquinas e equipamentos, permitindo que a empresa realize a manutenção preventiva antes que a falha ocorra.
Isso é possível através da sua interação com sensores e dispositivos de IoT (Internet das Coisas), coletando e processando dados em tempo real sobre o desempenho das máquinas e equipamentos.
Isso pode evitar paradas inesperadas de produção, reduzir os custos com reparos emergenciais, e aumentar a vida útil dos equipamentos, evitando prejuízos.
Nesse sentido endossa o relatório da McKinsey, que estima redução de custos de manutenção de equipamentos entre 10% e 40% até 2025 por consequência de processos relacionados à indústria 4.0, como a inteligência artificial.
Melhoria da qualidade do produto
A IA pode ajudar significativamente a melhorar e assegurar a qualidade dos produtos produzidos.
Por exemplo, a inteligência artificial pode ser utilizada embarcada em câmeras, em um conjunto poderoso capaz de identificar padrões e regras para cada produto.
Exemplo disso é nossa tecnologia exclusiva Automatisa, que utiliza um sistema de visão artificial para o corte milimetricamente preciso em produtos têxteis, a partir do reconhecimento de imagens.
Desse modo, é possível automatizar a identificação de defeitos em produtos e corrigi-los por meio de um sistema autônomo e independente.
Isso pode reduzir o desperdício e melhorar a qualidade dos produtos entregues aos clientes.
Aumento da segurança
A IA possui um alto potencial para aumentar a segurança no ambiente de trabalho.
Isso é, através da inteligência artificial na indústria 4.0, é possível substituir funções repetitivas e perigosas, realizadas por mão-de-obra humana.
Desse modo, reduzem-se drasticamente os riscos de acidentes de trabalho por fadiga ou imperícia.
Por outro lado, a inteligência artificial pode ser utilizada para monitorar os trabalhadores e identificar comportamentos de risco, permitindo que a empresa tome medidas preventivas.
Personalização de produtos
A IA pode ajudar as empresas a personalizar seus produtos de acordo com as necessidades dos seus clientes.
Exemplo disso é a sua utilização na coleta de dados sobre o comportamento dos clientes junto ao cruzamento com outros inúmeros dados produzidos em sua navegação (Big Data).
Desse modo, é possível identificar preferências e padrões de consumo que não seriam passíveis da análise humana, tamanho o volume de dados processados.
Assim, criam-se produtos personalizados e assertivos, baseados em informações ricas extraídas, processadas e transformadas em conhecimento.
É uma maneira inteligente de, com base em dados, inovar em novas soluções para necessidades identificadas e ainda não atendidas do seu consumidor.
Esteja um passo à frente com a Automatisa
A Automatisa Laser Solutions é uma empresa pioneira na América Latina no desenvolvimento, fabricação e comercialização de máquinas de corte e gravação a laser.
Nossas soluções contam com o que há de mais moderno em termos tecnológicos, inclusive, a inteligência artificial.
Exemplos disso são nossas tecnologias exclusivas Automatisa, que se distribuem em diversos sentidos, como:
- Visão computacional com assistência da Inteligência Artificial: presente em nossos produtos Prisma, Vista e Alínea com o sistema de visão artificial;
- Internet das coisas (IoT), robótica e integração de sistemas: nas linhas de gravadoras por fibra óptica e CO2, integradas em sistemas ERPs e/ou robôs;
- Manufatura digital/digitalização: toda a linha de produtos diz respeito a tecnologias digitais e substituem processos analógicos tradicionais.
Por isso, se você busca estar sempre inserido na indústria 4.0 e atento às novas tendências para sua indústria, acompanhe nossos artigos no blog!