Tipos de materiais para corte a laser: confira

Tipos de materiais para corte a laser: confira
Tipos de materiais para corte a laser: confira

Em um período onde as indústrias necessitam se destacar da concorrência, a tecnologia de corte a laser entra nesse cenário como uma solução eficaz e inovadora, transformando o modo como é feita a produção de diversos produtos. Os materiais para corte a laser, por exemplo, apresentam diversas possibilidades de negócios e potencializam a criação de novas soluções para os consumidores.

Unindo a tecnologia do feixe de luz de alta intensidade para cortar diferentes tipos de materiais, desde os mais rígidos até os mais flexíveis, é possível garantir mais rapidez, economia, redução de desperdício e ótimo acabamento. 

Pensando nisso, a Automatisa preparou este artigo para explicar quais são os materiais para corte a laser mais comuns, suas características, aplicações e oportunidades de negócios relacionadas a essa área. Continue a leitura!

O que é e como funciona o corte a laser?

O corte a laser é uma técnica que utiliza um feixe de luz, gerado por uma fonte de energia, para realizar o corte de materiais. Esse feixe é concentrado por meio de espelhos e lentes, que são capazes de formar um ponto de laser pequeno e potente. 

O processo de corte a laser consegue derreter ou queimar o material, resultando em um acabamento limpo, preciso e eficiente. Diferente de alguns métodos tradicionais de corte, que necessitam de ferramentas físicas em contato direto com o material, a técnica de corte a laser é uma abordagem que oferece excelentes vantagens, como alta qualidade e agilidade.

Atualmente, existem diferentes tipos de lasers com variações de cor da luz, comprimento, potência e coerência. Os mais comuns são o Laser de CO2, indicado para realizar cortes de metais e não metais, e o Laser de fibra óptica, ideal para cortes de metais. 

💡Leia também: Como funciona o laser? Por que usar laser para corte?

Quais são as vantagens do corte a laser?

Agora que você já entende o que é e como funciona, vamos conferir as principais vantagens do corte a laser e o porquê essa técnica está ganhando tanto destaque comparado aos métodos tradicionais de corte. Veja:

Velocidade

A velocidade é uma das maiores vantagens do laser para corte. O processo em si é rápido, pois o feixe de luz se move com bastante velocidade e precisão. Além disso, o tempo de setup das máquinas é mais reduzido, principalmente porque as configurações podem ser ajustadas para diferentes materiais, formatos e espessuras.

Por exemplo, os cortes em aço inoxidável alcançam uma velocidade de até 60 metros por minuto, já os cortes em acrílico ou MDF chegam até 3 metros por minuto. 

Devido à sua rapidez, o corte a laser é muito útil para a produção de protótipos e peças personalizadas. 

Acabamento

Por apresentar grande exatidão, esse tipo de corte oferece um acabamento de alto nível, diferente das técnicas tradicionais. Além disso, os cortes nas bordas são mais limpos e suaves, eliminando a necessidade de retrabalho posterior por não causar pequenas deformações ou danos ao material.

Qualidade

Outra vantagem de aplicar a técnica e utilizar materiais para corte a laser, é que a sua indústria oferece mais qualidade ao produto final. Devido a precisão milimétrica do laser, influenciada por sua potência, velocidade, tecnologia e configurações do sistema, é possível obter um corte sem defeitos em pontos específicos.

Esse fator também é influenciado devido aos sistemas modernos de corte a laser que usam a tecnologia de controle CNC (Controle Numérico Computadorizado), o qual garante que o cabeçote de corte se mova com precisão e velocidade constantes, independente da complexidade do padrão de corte.

Versatilidade

O laser para corte também é excelente porque pode ser usado em uma grande variedade de materiais, a exemplo dos materiais que podem ser processados com laser CO2, como metais, tecidos, borrachas, plásticos, entre outros. Nesse sentido, permite cortar formas complexas, que são mais difíceis de fazer com as formas tradicionais de corte.

Automação

A automação também se destaca na técnica a laser. Isso significa que algumas máquinas com essa tecnologia permitem cortar materiais sem a necessidade de operadores, pois usam softwares específicos e sistemas de alimentação automática.

Com o avanço da robótica e da inteligência artificial, é possível programar todas as máquinas, tornando a produção mais eficiente e rápida e reduzindo os custos.

Desse modo, é importante entender quais são os materiais para corte a laser que você pode trabalhar em sua empresa e aplicar esse processo para garantir mais produtividade e diminuir os desperdícios.

Segurança

Ao usar máquinas de corte a laser de alta eficiência, como as da Automatisa, você consegue usufruir de uma solução segura, respeitando as normas técnicas brasileiras, como a NR12 que garante a proteção dos operadores contra acidentes. 

Além disso, com o processo automatizado e com menos operação humanizada, há diminuição de riscos de acidentes comparados aos métodos de corte manuais.

Os tipos de materiais para corte a laser

Como vimos, essa técnica de corte é versátil e apresenta um ótimo acabamento. Por conta disso, existem diversos materiais para corte a laser disponíveis no mercado e que podem ser inseridos em sua produção.

A escolha do material dependerá do tipo de produto que deseja fabricar, dos custos, da disponibilidade e também das características da matéria-prima. A seguir, vamos descobrir quais são todos os tipos de materiais para corte a laser e suas propriedades.

Corte a laser em Aço

O aço é um dos materiais mais utilizados na indústria metal mecânica, possuindo ótima resistência e durabilidade. A tecnologia de corte a laser permite realizar cortes rápidos em chapas e tubos, resultando em peças com geometria sofisticadas e acabamento impecável. 

Dependendo da espessura e qualidade, o aço pode ser cortado com laser de CO² ou fibra óptica. Além disso, a matéria-prima é encontrada em diferentes tipos, como:

  • Aço carbono: composto por ferro e carbono, é uma opção comum e acessível;
  • Aço galvanizado: possui um revestimento de zinco para proteger o aço da oxidação;
  • Aço inoxidável: fabricado com cromo e níquel, conta com alta resistência à corrosão.

Esse é um dos tipos de materiais para corte a laser que tem o objetivo de fabricar peças automotivas, ferramentas, utensílios, estruturas metálicas, móveis e objetos de decoração.

💡Confira: Por que usar máquina de corte a laser no metal?

Corte a laser em MDF

É um material fabricado por fibras de madeira com resina sintética. O MDF possui boa resistência, facilidade de manutenção e estabilidade dimensional. Com o uso de uma máquina de corte a laser CO2, é possível manipular o MDF com mais rapidez e detalhamento, criando peças com formas variadas. 

Esse tipo de material é comumente visto na fabricação de móveis, portas, estantes, painéis, embalagens, entre outros.

Corte a laser em Acrílico

Dentre a lista dos materiais para corte a laser, o acrílico também faz parte. Ele é um material de plástico transparente ou colorido, que apresenta resistência a impactos e a condições climáticas. 

O laser CO2 consegue cortar o acrílico com facilidade, criando peças com bordas polidas e brilhantes, como placas, displays, brindes, troféus, luminárias, etc.

Corte a laser em Couro

O couro é um material de origem animal ou sintética, que apresenta boa durabilidade e versatilidade. Ele consegue resistir ao calor, à umidade e a desgastes. 

Além disso, o couro pode ser cortado com laser de CO2, o qual já está presente na indústria de calçados e acessórios assumindo uma posição de protagonismo nas técnicas de acabamento desses materiais.

Esse tipo de matéria-prima é essencial para o mercado de vestuário, especialmente na criação de roupas, bolsas, calçados, carteiras, cintos e pulseiras.

Corte a laser em Jóias

O corte a laser também auxilia na produção de jóias feitas em ouro, prata, bronze, platina, latão e alumínio. Com a tecnologia de um feixe de luz, torna-se mais fácil e ágil o corte em metais nobres usando laser de fibra óptica de uma forma mais delicada e rica em detalhes, desenvolvendo peças exclusivas e sofisticadas.

Os anéis, alianças, brincos, colares, pulseiras, relógios e medalhas são um grande exemplo de tudo isso.

Corte a laser em Etiquetas

As etiquetas são usadas para identificar ou informar sobre os produtos disponíveis em lojas, mercados ou departamentos. Elas podem ser produzidas em papel, tecido, plástico, couro, sintético ou metal. Diante disso, o corte a laser permite criar etiquetas com rapidez, qualidade e eficácia, de forma totalmente personalizada e sem desperdício.

Esse tipo de produto pode ser cortado com laser de CO2, quando se tratam de materiais não metálicos, mas também podem ser gravados com laser de fibra óptica, quando são produtos feitos de polímero ou metal.

Corte a laser de Peças Automotivas

O setor automotivo é um das áreas industriais que mais se beneficia com o corte a laser. Isso porque essa tecnologia possibilita criar peças de veículos com alta precisão e velocidade, otimizando o processo operacional. 

As aplicações de materiais para corte a laser abrangem desde soluções para carrocerias até sistemas de iluminação.

Seja o corte de produtos de metal para a produção de peças, mas também a produção de etiquetas de identificação, o setor automotivo faz uso amplo da tecnologia a laser. 

Corte a laser em Poliéster

O poliéster é um dos principais materiais utilizados na indústria têxtil. O seu corte pode ser beneficiado com a utilização de máquinas a laser, permitindo fabricar peças com bordas sem desfiar. Para este tipo de material são usadas máquinas a laser de CO2.

Corte a laser em Plástico

Esse material é encontrado em diferentes tipos, como PVC, PET, PP, PE, PS, entre outros. O processo de corte a laser em plásticos é bastante indicado devido à rapidez e precisão, possibilitando resultar em formas variadas e detalhadas. 

Vale lembrar que alguns plásticos não devem ser cortados com o laser, como o PVC em virtude da reação tóxica e corrosiva com o aumento de temperatura, mas outros plásticos como PET e o PS entre outros, podem ser cortados com facilidade e permitirem a fabricação de peças com geometrias complexas através do laser de CO2.

Corte a laser em Borracha

A borracha é um material que possui alta elasticidade e flexibilidade. Ela é encontrada em sua forma natural, nitrílica, silicone, etc. O corte a laser ajuda na criação de bordas lisas e sem rebarbas.

Normalmente a indústria utiliza as máquinas a laser de CO2 para a fabricação de peças técnicas de borracha, justamente porque o laser permite a execução com precisão de produtos dos mais variados.

Corte a laser em Produtos Têxteis

No geral, todos os têxteis também entram na lista de materiais para corte a laser. O algodão, a lã, a seda, o linho, o nylon e a viscose podem entrar no processo de corte e obter excelentes resultados.

São cortados com laser de CO2 e o principal benefício é a solda resultante na borda do corte, que faz com que não sejam desfiados fios do tecido, facilitando a fabricação do produto. Quando cortados com máquinas de qualidade, os materiais orgânicos como o algodão também podem ser facilmente cortados com o laser, mantendo a borda de corte limpa e perfeita. 

💡Pode ser útil: Quais máquinas têxteis investir em sua confecção?

Conheça as máquinas da Automatisa para corte a laser

Com o conhecimento obtido sobre materiais para corte a laser, é necessário adquirir máquinas com essa tecnologia que apresentam soluções completas para o seu segmento.  Nesse sentido, a Automatisa é uma empresa brasileira especializada em máquinas de corte a laser de alta qualidade, que se adaptam às necessidades das indústrias.

As principais máquinas que apresentam a tecnologia de corte a laser são:

  • Dua 1209: é uma máquina de corte a laser de CO² que apresenta potência de 1 ou 2 cabeçotes de 100W ou 150W. Permite realizar o corte de materiais não metálicos, como MDF, couro, acrílico e tecido. Quando equipada com o sistema de KCM permite corte de aço inox, carbono e galvanizado finos;
  • Acrila 1525: essa máquina também serve para fazer cortes de chapas de produtos não metálicos, mas permite cortar chapas finas de metal ao utilizar o sistema KCM;
  • Prisma 0906: é uma máquina de corte a laser com visão artificial que permite cortar adesivos, apliques, bordados, etiquetas, tecidos e patches;
  • Alínea 1830: a máquina é especializada no corte de tecidos impressos, estampados e lisos, realizando o serviço de forma rápida, flexível e sem riscos de repuxo de fios;
  • Linha FLC: a linha FLC (Fiber Laser Cutting) é composta de máquinas dedicadas ao corte de metais utilizando laser de fibra óptica, permitindo manusear chapas, placas e tubos com geometrias variadas.

✅ Saiba mais: Conheça todas as máquinas de corte a laser da Automatisa!

Como vimos até aqui, existem diversos materiais para corte a laser que podem ser inseridos em sua indústria e aplicados para a fabricação de diferentes produtos. Com o uso de máquinas de corte a laser, você garante mais rapidez, redução de desperdícios, diminuição de custos, alta qualidade e excelência no acabamento. 

As máquinas da Automatisa, por exemplo, podem lhe ajudar em diversas aplicações e facilitar o processo operacional do seu negócio.

Então, gostou deste conteúdo? Aproveite para nos seguir no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube para conferir mais conteúdos como esse!

    Ligar
    Whatsapp
    E-mail