A indústria metal mecânica, na Era da Indústria 4.0, leva consigo inovação, novos conceitos, utilização de inteligência artificial e seu crescimento não encontra limites.
Segundo o Senai, o crescimento das ocupações industriais até 2023, será de 8,5%.
Nesse sentido, incluem-se na atividade metal mecânica tanto as atividades de extração e transformação do metal e seus derivados, quanto as de bens de consumo.
Em outras palavras, a procura por mão-de-obra qualificada para adequação a essa nova fase será cada vez maior.
Já as empresas do setor metal mecânico, por outro lado, devem se antever às tendências tecnológicas para a manutenção e avanço da sua participação de mercado.
Atentos ao dinâmico ambiente externo do setor metal mecânico, a Automatisa, líder em inovação, cria este conteúdo especial, destinado à apresentação das tendências do segmento metal mecânico.
Continue lendo e esteja ciente das tendências dos próximos anos!
Tendências tecnológicas do setor metal mecânico
Estar atento às tendências tecnológicas em uma indústria complexa e desafiadora como a metal mecânica, é fundamental para tomar decisões fundamentadas e antever cenários.
Afinal, a título de exemplo, a indústria de transformação brasileira, apesar de corresponder somente a 11,3% do PIB nacional, representa 62,5% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento.
Os dados recentes, trazidos pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), são reveladores na medida em que elucidam o perfil dinâmico e inovativo do setor.
Nesse sentido, cabe a menção às iniciativas tecnológicas exclusivas da Automatisa, as quais se inserem no mercado com o que há de mais moderno.
Exemplos disso são abundantes: possuímos protagonismo na utilização de inteligência artificial, internet das coisas (IoT), robótica, integração de sistemas e muito mais.
Assim, confira a seguir as tendências da indústria metal mecânica para os próximos anos!
Sustentabilidade industrial
De acordo com a IBV (Institute for Business Value), em pesquisa de 2022, mais de 37% dos CEOs do mundo têm a sustentabilidade como sua principal prioridade, quando comparado ao ano anterior.
Nesse sentido, a sustentabilidade ao longo de toda a cadeia produtiva e a responsabilidade ambiental são determinantes para o futuro do setor metal mecânico.
Além disso, a busca por matrizes energéticas menos agressivas também figura como um desafio da indústria metal mecânica do futuro.
Nesse sentido, o baixo consumo de energia é um dos principais objetivos da indústria metalmecânica, e as soluções de corte a laser são protagonistas nesse sentido, pois:
- Mesmo com cortes e gravações milimetricamente precisos, consomem pouca energia;
- Dispensam a utilização de consumíveis tóxicos, no caso das gravações a laser;
- Reduzem, senão, eliminam, resíduos dos processos de transformação (com o corte e gravação a laser).
Grande promotor da sustentabilidade na indústria metal mecânica, a CNI aponta como temas de atuação:
- Bioeconomia: o aproveitamento da biodiversidade brasileira deve ser acompanhado por uma indústria protagonista no uso eficiente e sustentável dos recursos naturais;
- Economia circular: união entre competitividade de mercado com a eficiência dos recursos de origem natural;
- Gestão sustentável de energia: nas próximas décadas, as fontes renováveis de energia serão cada vez mais presentes nas atividades produtivas da indústria;
- Resíduos sólidos: devem ser encarados como bens renováveis, a fim de otimizar sua utilidade ao tempo em que se poupam recursos naturais limitados.
Inteligência Artificial na indústria
Nascida oficialmente em 1956, com o matemático e professor John McCarthy, a Inteligência artificial na indústria já marca forte presença na Indústria metal mecânica.
Assim, sua aplicação é vasta, e compreende etapas gerenciais e produtivas, unindo tecnologias como IOT (Internet of Things), cloud computing, Machine Learning e mais.
Além disso, a utilização da Inteligência Artificial na Indústria adquire cada vez mais força em vista do aumento da produtividade, extinção do fator de erro humano, e muito mais.
São exemplos da sua aplicação:
Gestão mais eficiente
Unindo-se aos sistemas de Business Intelligence, a Inteligência Artificial torna possível tomar decisões mais assertivas, baseadas em perspectivas e possibilidades calculadas.
Dessa forma, dentre os principais ganhos, estão:
- Análises preditivas;
- Coleta e apresentação de KPIs em tempo real e;
- Monitoramento da produtividade.
Operação inteligente
A operação industrial também é positivamente impactada pelo uso da Inteligência Artificial, fato que se manifesta em aplicações como:
- Automação robótica de tarefas repetitivas, com alta precisão;
- Acompanhamento assistido por IA na cadeia logística e;
- Controle de segurança com reconhecimento facial e análises preditivas de risco.
Digitalização
A digitalização é fator preponderante na indústria 4.0, na qual a aquisição, tratamento e análise dados auxiliam na produtividade e gestão dos negócios.
Por outro lado, a digitalização também permite a automação de tarefas por meio de sistemas embarcados em máquinas, substituindo a força de trabalho analógica.
Nesse sentido, recebem cada vez mais atenção as nossas soluções, cuja utilização de inteligência artificial e integração a sistemas ERPs, por exemplo, automatizam a produção e aumentam a disponibilidade de dados críticos para a estratégia.
Afinal, a digitalização se tornou uma regra permanente dos negócios, e o segmento metalmecânico não foge à regra.
Você gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando através das nossas redes sociais, e leia nosso blog aqui na Automatisa para mais informações ricas sobre tecnologia e soluções inovadoras.