A Fábrica têxtil ocupa papel central na indústria têxtil no Brasil, e sua relevância para o PIB é diretamente proporcional à sua produtividade, sustentada em tecnologia.
Segundo dados da Texbrasil, nosso território nacional concentra 25,5 mil empresas no ramo, gerando faturamento anual de US$ 47,1 bilhões.
Por isso, a Automatisa preparou este artigo, reunindo fatores cruciais que os empreendedores da área têxtil devem considerar para elevar a produtividade.
Afinal, para manter a organização sustentável e crescente no 2º maior empregador da indústria de transformação, é imprescindível envidar esforços favoráveis à produtividade do negócio.
Quer entender mais? Conheça abaixo nossas 4 dicas!
Qual a importância da produtividade na indústria têxtil?
A produtividade é um dos objetivos mais relevantes para o sucesso da empresa, e o cumprimento do seu planejamento estratégico a nível diário.
Nesse sentido, o conceito de produtividade pode ser definido como a produção do serviço ou produto no mais alto nível de qualidade, no menor tempo possível (grandezas inversamente proporcionais).
Entretanto, a tensão entre qualidade e quantidade, apesar de ainda pujante, remonta a 1776, com o economista François Quesnay.
Já nos Estados Unidos de 1908, o pensamento resultou na criação do famoso modelo de produção em linha, denominado fordismo, em virtude do seu idealizador Henry Ford.
Por outro lado, na década de 70, o Toyotismo ganhou preponderância no Japão como modelo de produção, apostando em profissionais altamente qualificados e na descentralização das decisões.
Atualmente, o emprego de tecnologias como a Inteligência Artificial, IoT (Internet das Coisas), machine learning e robótica são dominantes, e mudaram também a fábrica têxtil.
Nessa toada, a Automatisa anda junto à inovação através da tecnologia, refletindo em nossos produtos o que há de mais sofisticado e eficiente para a produtividade no setor têxtil.
4 dicas para aumentar a produtividade na fábrica têxtil
A produtividade na fábrica têxtil é fator primordial para assegurar sua viabilidade econômica, e cumprir sua finalidade: o lucro.
Por isso, conhecer as maneiras para aumentá-la está intimamente ligado a maximizar as chances de lucro, ROI (retorno sobre investimento), e mesmo, a fatia do mercado já conquistada.
Entenda agora 4 dicas para aplicar esses conhecimentos na sua fábrica têxtil!
1. Otimize processos
Otimizar processos significa padronizar, acompanhar e aumentar a velocidade da sua execução.
Desse modo, é possível poupar tempo desperdiçado, alocando recursos humanos e tecnológicos da forma mais eficiente possível.
Além disso, por meio da observação dos processos internos da empresa, é possível identificar atividades improdutivas, que não agregam valor ao resultado final.
Assim, eliminam-se tais atividades ao passo em que os esforços são direcionados no sentido de melhorar aqueles já eficientes, ou mesmo, mapear novas alternativas.
2. Qualifique constantemente seus colaboradores
A qualificação técnica dos colaboradores deve ser encarada como um investimento, ligada diretamente à produtividade por eles retornada.
Nesse sentido, leciona Chiavenato, um dos autores mais renomados e influentes de Administração no Brasil:
“O conceito de talento humano conduz necessariamente ao conceito de capital humano – o patrimônio inestimável que uma organização pode reunir para alcançar competitividade e sucesso. […]” (CHIAVENATO, 2010, p. 53).
Em outras palavras, o gestor da fábrica têxtil deve contemplar em seu planejamento estratégico, ações de qualificação coerentes com as funções dos seus colaboradores.
3. Revise seus indicadores de performance
Que o planejamento estratégico da fábrica têxtil deve considerar indicadores de performance relevantes para o negócio, é claro.
Entretanto, tal como exposto por Fayol, grande expoente da teoria clássica da administração, a função de controle é fundamental para assegurar resultados.
Isto é, é na função do controle que o gestor da fábrica têxtil avaliará a evolução ou não dos indicadores pré-estabelecidos, indicando caminhos para superação de eventuais quedas de performance.
Portanto, revisar os KPIs (Key Performance Indicators), ou indicadores-chave de desempenho, poderá clarear o que ainda é relevante ou não, conforme as projeções e planos da organização.
Desse modo, facilita-se a visualização da empresa como um todo, explicitando brechas na produtividade da fábrica têxtil que podem ser superadas, por exemplo, com a dica a seguir.
4. Invista em tecnologia industrial
A produtividade na fábrica têxtil pode aproveitar as vantagens trazidas por meio da evolução da tecnologia industrial e suas inovações.
Afinal, a Indústria 4.0 traz consigo mais que promessas, mas realidades que já impactam negócios com um aumento nunca antes visto da produtividade industrial.
Isso, é claro, também envolve a fábrica têxtil.
Nesse sentido, um grande exemplo é a nossa tecnologia exclusiva do Sistema de Visão Artificial.
Ele utiliza Inteligência Artificial, unindo hardware e software para realizar com perfeição milimétrica o corte a laser interno ou externo à imagem capturada e detectada.
Em outras palavras, torna-se possível gerar automaticamente as trajetórias de corte, cortando com precisão sem igual produtos previamente decorados com:
- Impressão;
- Sublimação;
- Tecelagem e muito mais.
Assim, viabiliza-se a fabricação digital dos produtos finais, executando funções repetitivas com alta qualidade em menor tempo, e escalando a operação da fábrica têxtil.
Nossa tecnologia de Sistema de Visão Artificial pode ser encontrada em três dos nossos equipamentos: Prisma, Vista e Alínea.
Prisma
A Prisma utiliza o Sistema de Visão Artificial para o corte de materiais em folha, especialmente ligados a artigos de decoração (bordados, apliques, entre outros).
Vista
Já a Vista, apesar de utilizar a mesma tecnologia de inteligência artificial para o corte automatizado, tem seu foco no corte de materiais em rolo, como etiquetas tecidas.
Alínea
Por outro lado, a Alínea utiliza o Sistema de Visão Artificial para o corte de tecidos sublimados, concretizando-se em especial vantagem para a produção digital just in time.
Além disso, a Alínea também pode realizar com precisão milimétrica o corte de tecidos em rolo para estofados, tecidos técnicos ou mesmo moldes de confecção.
Sabemos como a produtividade é um fator primordial para o crescimento da fábrica têxtil, e por isso, apresentamos uma solução para você.
Se você deseja levar a tecnologia Automatisa para dentro da sua indústria têxtil, entre em contato abaixo para saber qual a melhor máquina de corte a laser para você!