19/09/2018 por Felipe Silva e Graziela Braga | Jornalistas do IFSC e Automatisa

No dia 18/09 a CEO da Automatisa, Joana de Jesus, foi a primeira mulher na história a abrir o evento SEPEI (Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação) no ano de 2018, que iniciou com a participação de mais de 1,8 mil pessoas, entre docentes, estudantes, pesquisadores, técnico-administrativos do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) e de outras instituições de ensino.

O tema deste ano, “Consciência: a escola que transforma”, ofereceu ao público discussões e debates sobre os mais diversos assuntos científicos, através de palestras, mesas-redondas, e rodas de conversa. A palestra apresentada pela empresária, representando o grupo de trabalho Mulheres Acate (Associação Catarinense de Tencologia) foi "Empoderamento Feminino: de doméstica a CEO pelo trabalho no mundo da tecnologia".

No evento a empresária apresentou toda a sua trajetória de vida, marcada por importantes desafios desde a infância, passando pela juventude e os dias atuais e exemplificando aos jovens quais os problemas e as saídas que ela encontrou para obter o sucesso em cada uma dessas etapas. No encerramento da sua fala, a empresária resumiu sua trajetória nos dias atuais em “aprender e ensinar”. “Eu aprendo com todo mundo. E quero transmitir o que eu aprendi para transformar o caminho dos outros mais curto”, finalizou.