BLOG

Automatisa Faz Sucesso na Serigrafia Sign Futuretêxtil 2018


30/07/2018 por Automatisa

A Automatisa Laser Solutions foi a primeira empresa na América Latina a fabricar máquinas de corte e gravação a LASER. Desde a década de 90, através do trabalho dos seus sócios fundadores, foi responsável por democratizar a tecnologia LASER no Brasil. Isso porque, na época, as máquinas que vinham para cá eram máquinas de alto valor agregado, que poucas empresas podiam adquirir.

Na Feira Serigrafia Sign Futuretêxtil que aconteceu de 24 a 28 de Julho em São Paulo, nossa participação determinou um marco: a consolidação da liderança absoluta da Automatisa como fornecedor/desenvolvedor de máquinas a LASER no Brasil e no exterior.

No evento fizemos a demonstração ao vivo de 4 máquinas surpreendentes:

1) Dua Startup:

Com o advento do aumento da acessibilidade da tecnologia LASER no mundo, associado ao também aumento da cultura “maker” ou “fazedorismo”, a Automatisa se posicionou como protagonista, não apenas equipando diversos laboratórios em instituições de ensino, como participando junto com pesquisadores da academia e empreendedores, formas de viabilizar um outro nível, agora maior, dessa democracia do LASER.

A Dua Startup é uma resposta a este movimento. O nome Startup traz consigo um conceito de impulso, de início, de empreendedorismo. Ela hoje serve não apenas para os “makers” ou empreendedores, mas também para as empresas de diversos tamanhos que querem iniciar um projeto com tecnologia LASER e não precisam de equipamentos muito grandes.

Hoje no Brasil estão registrados 49 FabLabs (https://www.fablabs.io/labs?country=br), mas observa-se um espaço gigante de crescimento, uma vez que países como França e Estados Unidos passam de 150, cada um deles. Além disso, inúmeras empresas têm optado por um equipamento LASER para verticalização de projetos de manufatura, decisão esta que está alinhada também com a necessidade de produção “Lean”, aonde as quantidades de produtos diferentes ou “lotes” estão cada vez menores.

 

2) Dua Pro com SPIA:

A Dua Pro com Sistema de Posicionamento Inteligente Automatisa foi desenvolvida para dar uma solução industrial, mas de fácil uso e acessível às empresas que têm acompanhado as tendências digitais. O SPIA é um sistema exclusivo, de propriedade da Automatisa, que serve para que seja possível o corte de peças que foram pré impressas em impressoras de qualquer marca. No evento mostramos peças que tinham sido impressas em máquinas UV da Mimaki e da Ampla e foram facilmente cortadas usando o SPIA, sem precisar de gabaritos ou perda de tempo na produção.

 

3) Acrila com Corte de Metal:

A Acrila é um equipamento consolidado no segmento, líder absoluto presente na grande maioria das grandes empresas de comunicação visual, pdv, etc. Agora a Automatisa pode oferecê-la como um produto híbrido, que além de cortar o acrílico com o melhor acabamento do mercado, pode cortar também chapa de aço galvanizado, chapa de aço inox e chapa de aço carbono. A máquina foi um sucesso no evento justamente pela quantidade tão grande de materiais diferentes que poderia cortar, dando ao empresário muito mais alternativas de retorno sobre o investimento no produto.

 

4) ID Laser Eco Fiber:

A ID Laser Eco Fiber fez sucesso ao longo desses 4 dias de feira. O grande desafio foi a realização ao vivo e na hora de gravações em materiais totalmente diferentes, com contraste e acabamento perfeitos, incapazes de serem realizados nas máquinas concorrentes. Uma máquina com até 100 mil horas de expectativa de vida do laser, além da capacidade de gravações coloridas em aço inox.

“Ao longo dos anos construímos uma reputação muito sólida como empresa desenvolvedora de tecnologias exclusivas no Brasil e a participação na feira Serigrafia Sign Futuretêxtil é um momento para expressar essa competência. Fizemos muitos negócios e tivemos feed backs surpreendentes de clientes, parceiros e até mesmo concorrentes sobre nosso portfólio. Isso nos orgulha, mas sobretudo sublinha que a seriedade com a qual nós fazemos o nosso trabalho produz resultados reconhecidos pelo mercado”, afirma Joana de Jesus, CEO da empresa.